Minha história literária...

15 de junho de 2011

A leitura sempre esteve presente na minha vida.

Começou com meus pais me contando histórias. Quando aprendi a ler vieram os gibis, os contos de fada e os clássicos da Literatura Infantil, mas mesmo antes de conseguir decifrar as palavras folheava os livros e inventava histórias baseadas nas ilustrações.

Posteriormente, vieram os livros paradidáticos que a minha mãe tem em casa (professora de Português e Literatura, dá pra imaginar quantos, né? rs). Isso sem contar que era presença assídua na biblioteca da escola e do SESC.

Só fui descobrir outros tipos de livros quando cheguei ao Ensino Médio, com livros emprestados das amigas  (como a saga de Harry Potter e os dilemas de Bridget Jones), pois apesar de meus pais (principalmente a minha mãe) sempre incentivarem a leitura, não tinham/têm costume de comprar livros. Até porque, como já disse, são tantos livros didáticos e paradidáticos que não deviam achar necessário. Ah, nessa época tive a fase dos livros espíritas devido ao falecimento de uma colega da escola. 

Então, só tive a chance de adquirir os livros que queria quando completei 19 anos e entrei na faculdade, pois era bolsista e já recebia um dinheirinho. Na mesma época, comecei a namorar e sempre pedia livros de presente nas datas especiais. 

Isso não impedia de continuar lendo livros emprestados. No SESC (onde descobri minha autora de chick-lit preferida, Marian Keyes) e nas minhas viagens de férias a São Paulo na casa da minha madrinha, sempre voltava com livros da minha prima Pamella (li vários livros da Meg Cabot graças a ela, além de descobrir a saga de Crepúsculo).

Comecei comprando e pedindo livros que já tinha lido e amado. Não sei vocês, mas não basta ler, eu quero ter os livros. Apesar de não ter o costume de relê-los. Assim como não tem a menor graça ler os livros no computador, além de me dar dor de cabeça, preciso segurar o livro, sentir o livro. Hoje, já tenho quase todos os livros que já li e quero ter, mas a lista de desejos nunca diminui, só cresce, rs.

O atual namorado não gosta muito de me dar livros, então, sempre sou eu que compro mesmo, mas basicamente quando tem alguma promoção boa. Então, vou tentar sempre colocar meus achados aqui, pois nem todos têm condições de pagar caro em um livro, assim como eu.

Infelizmente, depois da faculdade, perdi o hábito da leitura (eu sei que é estranho, mas é verdade) e estou tentando retomar. Primeiro porque amo ler, através da leitura consigo deixar os problemas e preocupações de lado e sonhar com as histórias de amor e fantasias dos livros. Segundo, porque não dá pra só comprar e não ler, né? É o que está acontecendo.

Nunca fui de estar antenada sobre os lançamentos e novidades, mas no final do ano passado comecei a acompanhar todo dia alguns blogs literários muito legais (Garota It, A Leitora e Lost In Chick Lit), até que pensei: Porque não criar o meu? Assim, é um incentivo a voltar a ler e melhorar a escrita.

Tenho alguns desafios pela frente: 1- Não tenho a menor ideia de como usar os recursos do blog e não tenho condições de pagar pra alguém fazer, então, desculpem a simplicidade. 2- Não tenho o hábito de comentar nos blogs, tenho a péssima mania de deixar pra depois e esquecer. 3- Sou perfeccionista, dá vontade de reler todos os livros que já li para fazer a resenha, tive que colocar na cabeça que não existe a menor de possibilidade de fazer isso.

Vamos ver como me saio. Desejem sorte!

2 comentários :

  1. Boa sorte com o blog amiga!
    Já estou seguindo, vou ver se com ele me animo e volto a ler, pois antes devorava os livros e hoje demoro meses para ler 1.
    Adorei o primeiro post.
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. @Marceli Frulani
    Obrigada por sempre me apoiar amiga!
    Tomara que você se anime e, quem sabe, vire colaboradora do Blog.
    O que acha?
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...